vicino Alcobaça, Bahia (Brazil)

Percurso bastante eclético e prazeroso saindo de Alcobaça pelo porto dos pescadores nas margens do rio Itanhém atravessando em canoa até a outra margem no meio do manguezal, onde começa a antiga estrada de terra que ligava Caravelas a Alcobaça. Após 3 Km inicia o asfalto, parte mais chata e de maior atenção no percurso porque não tem acostamento e os carros passam em alta velocidade, mas são apenas 8km e já voltamos para a estrada de terra e areão, exigindo um pouco de técnica na pilotagem e preparo físico para tocar o pedal. Nesta etapa até o km 25 são paisagens bonitas de fazenda, mata atlântica e bosques coloridos chegando até a Ponta da baleia e a praia de Yemanjá onde tem água potável, bebidas e comida.
Seguindo, o pedal continua por estradas de terra até a vilarejo de Barra de Caravelas, na junção do Rio Caravelas com o Oceano onde tem barracas, bares, lojas e todo tipo de comércio. Daí pra frente o pedal se torna urbano por dentro dos vilarejos de Ponta da Areia até o município de Caravelas com sua arquitetura bem preservada e bem cuidada.
Passei muito legal, exigindo um pouco de preparo físico mas em sua totalidade muito plano e tranquilo.

Barraca Yemanjá

Estátua Yemanjá

Início Asfalto

Ponto caída - estrada velha

Porto de barcos pesqueiro

Atravessar de barco para o mangue