Coordinate 688

Recorded dicembre 2013

2,3
4,6

vicino Cunha, Viana do Castelo (Portugal)

Este percurso atravessa a paisagem agrícola das " Terras de Coura" onde a água está sempre presente, quer movimentando-se nas levadas, passando pelos moinhos, quer armazenada nas poças para rega, ou descendo pelos lameiros, através de pequenos regos. Tem pequenos troços comuns ao PR 14 da rede municipal de P. de Coura. Iniciamos o percurso, junto ao campo de futebol de Cunha, na estrada que liga Infesta àquela povoação - estrada nº 1072. Depois de atravessarmos o asfalto, subiremos o cabeço de Montuzelo, à procura do Penedo do Macaco, que deu o nome a este "trilho". A subida não é longa, podendo aproveitar-se para observarmos a paisagem agrícola e a encosta menos conhecida da serra d´Arga. Continuamos pelo cimo fazendo um desvio na direção do lugar de Roriz, descendo a encosta por um caminho muito danificado pela erosão. Depois de contornarmos as primeiras casas, tomamos um caminho rural, onde nos aparecerá a primeira levada, das muitas que iremos encontrar. Atingida a ponte do rio Pinheiro, iniciamos uma curta subida, para abandonarmos aquele caminhando por uma levada, que nos leva a dois velhos moinhos. Mais adiante apanhamos de novo o caminho do PR 14. Evitamos a estrada alcatroada, abandonando o PR, passando por largo da Ponte da Rabuda e visitando um velho engenho de serrar e moinho. Uma pequena cancela facilita o acesso. Continuamos por caminhos rurais, para as poldras das Lajes Altas, atravessando um bosque magnifico, com freixos e aveleiras, entre carvalhos, azevinhos, loureiros e castanheiros. Os rápidos das Lajes Altas, requerem pelo menos uma pequena pausa. Atravessadas as poldras seguimos junto a uma levada para mais tarde atingirmos zonas de lameiro. A pequena capela em Roriz alerta para o fim da caminhada. Progredindo pelos caminhos do lugar de Rua, iniciaremos uma pequena subida para atingirmos o ponto de partida.
Cartografia - folha 15 do IGE escala 1:25 000.
Percurso efetuado no sentido oposto aos ponteiros do relójio.

Penedo do Macaco

moinho de cima

Moinho de Baixo

moinho de baixo

Engenho de serrar e moinho

engenho de serrar e moinho