Tempo in movimento  3 ore 32 minuti

Tempo  4 ore 22 minuti

Coordinate 2863

Caricato 19 ottobre 2019

Registrato ottobre 2019

-
-
996 m
670 m
0
4,1
8,2
16,41 km

Visualizzato 56 volte, scaricato 2 volte

vicino a Bezerreira, Viseu (Portugal)

Decidimos percorrer algumas aldeias do alto da Serra do Caramulo, na encosta virada a poente, num dia em que se esperava bastante chuva, no entanto, a chuva fez uma pausa e grande parte do percurso esteve ausente para melhor apreciarmos a beleza desta parte da Serra.
Iniciamos na bem conhecida e lindíssima aldeia da Bezerreira, do concelho de Oliveira de Frades, junto à antiga Escola Primária, actualmente sede da Associação local e que, por encomenda, servem refeições.
O caminho segue a subir em direcção às eólicas do Parque do Caramulo, este caminho em terra batida leva-nos ao alto onde se tem uma vista privilegiada da aldeia, ao chegar ao cruzamento da primeira eólica viramos à esquerda e iniciamos a descida para a aldeia de Dornas, esta já no concelho de Tondela, o caminho florestal, largo mas irregular leva-nos até à estrada de alcatrão, seguimos nesta estrada e antes de chegar à aldeia, deixamos o alcatrão, viramos à esquerda e seguimos em caminho em direcção à Capela local, onde existe um Miradouro, local onde se tem uma fantástica panorâmica de toda a aldeia.
Após as fotos da praxe, é hora de seguir para a aldeia, atravessar as ruas deste povoado e iniciar a subida em direcção à próxima aldeia do Teixo, antes desta aldeia, passagem por um açude que serve de Praia Fluvial para estas aldeias, um local interessante, principalmente em dias de mais calor.
Ao chegar ao Teixo, percorremos as ruas do interior da aldeia e iniciamos uma subida bastante acentuada que nos leva até à estrada de alcatrão, após alguns metros nesta estrada viramos à direita e sempre a subir por caminho florestal, bastante irregular, chegamos ao alto onde se avista toda a aldeia do Teixo, daqui continuamos a subir até chegar à aldeia de Almofala, passagem pela Capela local, situada à entrada da aldeia e seguimos na estrada principal em direcção ao Caramulo.
Após as últimas casas desta aldeia, deixamos a estrada, viramos à direita e iniciamos uma subida dura em direcção às eólicas junto ao Caramulinho, antes de chegar às eólicas, viramos à esquerda e iniciamos a descida em direcção à estrada de alcatrão, entramos novamente nesta estrada e seguimos durante 1km por alcatrão, ao chegar à eólica que se encontra junto à estrada, viramos à esquerda e entramos num caminho florestal típico desta região, com muito granito no chão e giestas, que nos leva por entre muitos penedos e montes até chegar a terrenos cultivados, de salientar, que neste caminho irão encontrar algumas cancelas e o trilho pode estar fechado por causa do gado que se encontra a pastar (devem abrir a cancela ou a vedação e voltar a fechar).
O troço passa em terras cultivadas e daqui entramos num caminho antigo bastante rural que pode estar fechado por causa de algum mato, ou vedações para o gado, mas facilmente se ultrapassa e leva-nos até à estrada de alcatrão que liga Almofala, concelho de Tondela, à Bezerreira concelho de Oliveira de Frades.
E é por esta estrada que chegamos ao local onde iniciamos este percurso na encosta menos turística desta Serra.
Este percurso, fácil, não tem qualquer marcação, devem usar GPS. É um típico percurso de montanha, muito exposto ao sol devem ter bastantes precauções em dias de muito calor, mas existem pontos de abastecimento liquido nas aldeias.
No Inverno ter muita atenção ao vento e nevoeiro, pode ser desagradável então se estiver a chover podem contar com bastante frio.
fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

Commenti

    Puoi o a questo percorso