Tempo in movimento  3 ore 16 minuti

Tempo  4 ore 12 minuti

Coordinate 2413

Caricato 9 novembre 2019

Registrato novembre 2019

-
-
1.288 m
885 m
0
3,4
6,9
13,79 km

Visualizzato 49 volte, scaricato 2 volte

vicino a Manteigas, Guarda (Portugal)

Mais uma vez um regresso à Serra da Estrela para visitar as faias de São Lourenço no Outono.
Um percurso que tenho de realizar todos os anos nesta época, este ano, a queda das folhas está um pouco atrasada com bastantes folhas verdes ainda nas árvores.
Este ano decidimos realizar parte do PR13 "Rota das Faias" e parte do PR15 "Rota de Santa Maria" mas e ao contrário do ano passado, fizemos ao contrário e seguimos primeiro o PR 15 e só depois a Rota das faias.
Iniciamos a nossa caminhada junto à Pousada de São Lourenço, agora Hotel, local onde se encontra a placa e inicia o PR15, primeiro seguimos as marcações deste PR mais à frente deixamos o PR e iniciamos a descida em direção ao Covão da Ponte, neste lugar do Covão da Ponte, onde corre o Rio Mondego, existe um Parque de Merendas bem cuidado com mesas e locais para passar um bom bocado principalmente em dias de mais calor, é um local de uma beleza extraordinária, após passagem pela Capela da Nossa senhora do Carmo e perto da Capela, viramos à esquerda e seguimos as marcações do PR15 este caminho em terra, largo sem dificuldade mas sempre a subir por entre campos agrícolas, e se tiverem sorte com a companhia de alguns cães Serra da Estrela, leva-nos até à Cruz das Jogadas, local onde se inicia a Rota das Faias.
Este lugar é também o local de intersecção dos dois PRs o 15 com o PR13 Rota das Faias, agora seguimos o PR13, viramos à direita por um trilho a descer de pé posto até ao fundo do vale, seguimos as marcações deste PR até encontrar o trilho que vem de Manteigas, local onde inicia a subida, bem dura para as Faias de São Lourenço, a partir deste local inicia a subida para grande mancha de Faias, em tempos plantadas pelos serviços florestais, primeiro por um trilho florestal onde predomina os castanheiros, carvalho e pinheiro nórdico, até chegar à Casa do Leite (outrora um local onde os pastores depositavam o leite para recolha) depois deste local, começa a grande mancha das Faias, o caminho sempre a subir, por entre as faias, é de uma beleza extraordinária, deve ser realizado com calma e com muitas fotos à mistura.
O trilho leva-no até ao alto onde se encontra o posto de vigia, apesar do percurso ser sempre a subir é muito fácil já no alto e após o posto de vigia, seguimos o caminho em direção à capela de São Lourenço, deste local pode-se avistar o vale da Amoreira.
Após apreciar a paisagem seguimos agora, por caminho ligeiramente a descer, em direção novamente até à Cruz das Jogadas lugar onde decidimos terminar este belíssimo percurso.
De salientar, que este percurso, é parcialmente sinalizado, faz parte do PR13 e PR15 de Manteigas, mas uma parte dele não tem qualquer marcação o GPS é uso obrigatório.
Não é um percurso difícil com cerca de 14 km tem apenas a subida para as Faias que pode ser mais difícil para aqueles menos habituados.
fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

Commenti

    Puoi o a questo percorso