Segredos da Foz
vicino a Foz do Arelho, Leiria (Portugal)
Visualizzato 188 volte, scaricato 4 volte
Foto del percorso



Descrizione dell'itinerario
Possui uma área total aproximada de 6.9 km2 e uma profundidade média de dois metros, com cotas que vão desde o meio metro aos cinco metros.
Estende-se para montante essencialmente por dois canais, para Oeste pelo Braço do Bom Sucesso, e para Este pelo Braço da Barrosa.
E é por este último, (Braço da Barrosa) que este trilho não marcado se desenvolve, indo ao encontro do Cais Palafítico e do Observatório de Aves da Barrosa, e percorre toda a margem direita até à lindíssima Foz do Arelho.
Tem início e fim na sede da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, tendo o Penedo Furado como primeiro foco de interesse.
O Penedo Furado é um enorme rochedo com milhões de anos, onde a erosão fez uma abertura em forma de arco.
O rochedo que remonta ao período jurássico "encerra informações geológicas com milhões de anos e, segundo diversos especialistas, não há outro igual no mundo".
A raridade do monumento deve-se ao facto de "todas as formações semelhantes se encontrarem na costa, enquanto o Penedo Furado se situa no interior do continente". Uma situação justificada pela circunstância de o local onde está implantado ter sido, em tempos, banhado pelo mar e que, devido ao recuo dos oceanos acabou rodeado por terra.
Após o Penedo Furado o trilho sobe a encosta por detrás deste, cruzando uma zona habitacional, sobretudo casas de veraneio, utilizando troços de alguns PRs locais que nos levam até à cumeada onde se pode desfrutar de uma paisagem "aérea" maravilhosa sobre o espelho de água da lagoa.
Ao descer até à margem do Braço da Barrosa, entramos num troço do GR11 que nos guia até ao Observatório de Aves e ao Cais Palafítico da Barrosa e seu passadiço.
Sempre junto à margem, ora pela areia, ora pela ciclovia, passamos pelo bem conservado Parque de Merendas da Lagoa, e logo após da Praia da Encosta do Reivas, com as Bateiras (barco típico) por ali fundeadas, passamos pela Ponte do Namorados.
A partir daí, e contornando o parque de autocaravanas junto à praia, regressamos ao ponto de partida na Junta de Freguesia de Foz do Arelho.
Pontos de interesse:
Penedo Furado
Vista "aérea" sobre a lagoa
Braço da Barrosa
Observatório de Aves
Cais Palafítico
Parque de Merendas da Lagoa
Outros trilhos "Vira Trilhos" percorridos na zona:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/quebradas-do-bouro-58361762
Quebradas do Bouro
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilhos-da-lagoa-obidos-47068958
Trilhos da Lagoa (Óbidos)
Para saber mais veja o registo fotográfico deste percurso em:
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=ViraTrilhos&set=a.888337023307763
https://www.instagram.com/viratrilhos
Waypoint



Penedo Furado
O Penedo Furado é um enorme rochedo com milhões de anos, onde a erosão fez uma abertura em forma de arco. O rochedo que remonta ao período jurássico "encerra informações geológicas com milhões de anos e, segundo diversos especialistas, não há outro igual no mundo". A raridade do monumento deve-se ao facto de "todas as formações semelhantes se encontrarem na costa, enquanto o Penedo Furado se situa no interior do continente". Uma situação justificada pela circunstância de o local onde está implantado ter sido, em tempos, banhado pelo mar e que, devido ao recuo dos oceanos acabou rodeado por terra.
Puoi aggiungere un commento o una recensione a questo percorso
Commenti