Tempo  2 ore 52 minuti

Coordinate 847

Caricato 23 gennaio 2017

Recorded gennaio 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
300 m
123 m
0
1,6
3,2
6,32 km

Visto 1165 volte, scaricato 54 volte

vicino Couto de Baixo, Aveiro (Portugal)

Percurso que começa na bonita aldeia de Couto de Esteves, vem a descer até chegar a Amiais, passando pelo Rio Gresso, e por entre paisagens de uma beleza fantástica.
Em Amiais ainda somos presenteados com uma eira recuperada e os seus espigueiros, um dos pontos altos deste percurso.
É uma pequena caminhada, embora com algumas elevações, mas de grande beleza.
Muito recomendável a todos os amantes da caminhada e de conhecer um pouco de Portugal.
O projecto de Ribeiradio é composto por duas barragens no Rio Vouga. A principal instalada nos limites dos Concelhos de Sever do Vouga e Oliveira de Frades.
Rodeada de densa vegetação verde, a aldeia de Amiais pertence à freguesia de Couto de Esteves, no concelho de Sever do Vouga. Inserida na meia encosta da Margem do rio Vouga, a sua envolvente é pontuada por magníficas paisagens das serras que a rodeiam e encostas trabalhadas em socalcos. Rodeado por montanhas (Serras da Freita, do Caramulo e de São Macário), o aglomerado de casas muito juntinho e os sinuosos caminhos completam a paisagem, utilizando materiais típicos da região, como o granito e a madeira ou, pelas ruas, a calçada à portuguesa. Deambule sem pressas por estes caminhos que atravessam o centro da aldeia, deslumbre-se com as vistas panorâmicas dos miradouros naturais e vá até uma eira, o antigo centro de convívio social das comunidades agrícolas ligadas à desfolhada do milho, que ainda hoje se faz.
Couto de Esteves é uma freguesia portuguesa do concelho de Sever do Vouga, com 16,95 km² de área e 890 habitantes. A sua densidade populacional é 52,5 hab/km².
Conjunto de sete espigueiros de planta retangular localizados em torno de uma eira comum. São constituídos por colunas de pedra de secção quadrada, paredes de madeira de ripado vertical e de duas águas.
Rio Branco ou Rio Gresso ou Ribeira Branca, afluente do Vouga
Rio Branco ou Rio Gresso ou Ribeira Branca, afluente do Vouga

2 commenti

  • Foto di Andrems

    Andrems 26-apr-2018

    I have followed this trail  verificato  View more

    O percurso está interrompido por árvores caídas um pouco depois do desvio para o atalho (PR6.1). Tive que voltar atrás e fazer o percurso mais curto. De resto as paisagens e a natureza são espectaculares. Recomendo a crianças só acima dos 7 anos por causa da parte final em que a subida é muito longa e acentuada.

  • Foto di João Marques Fernandes (CSM)

    João Marques Fernandes (CSM) 12-mag-2019

    I have followed this trail  View more

    Obrigado pela partilha, avieira! Sem dúvida, um trilho muito bonito e excelente para realizar descontraídamente, em dias de calor, pois tem muita sombra. Fi-lo de tarde, pois de manhã tinha percorrido o PR10, Trilho do Gresso que, muito sinceramente, me decepcionou bastante! Excetua-se o pequeno troço junto às cascatas e pouco mais!! Mas, pelo menos, o PR6 salvou o dia! Seguramente lá voltarei, onde tentarei conciliar este com um dos outros dois PRs que também cruzam Couto de Esteves: PR7 ou PR8. Obrigado e continuação de boas caminhadas!!!

You can or this trail