Tempo in movimento  3 ore 31 minuti

3,6
7,3

Visualizzato 139 volte, scaricato 13 volte

vicino a Criação Velha, Açores (Portugal)

O PR5PIC é uma rota linear liga as freguesias da Candelária ao lugar da Areia Larga, concelho da Madalena.
Este percurso desenvolve-se quase na sua totalidade em área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha, uma das mais emblemáticas da ilha do Pico, compreendendo uma grande área vitícola ativa, onde o “labirinto” de muros de pedra vulcânica se encontra em perfeito estado de conservação. Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 2004, este percurso é rico em elementos associados à cultura da vinha, como as rola-pipas, as relheiras, as casas de abrigo, as adegas, os poços de maré, entre outros.
Iniciamos o percurso na casa onde estávamos hospedados, seguindo por zona rural em direção ao Centro de Madalena, passando por pontos muito bonitos até chegar à Igreja de Santa Maria de Madalena situada junto ao Porto da Vila, uma bela Igreja ladeada por dois pinheiros majestosos. Caminhamos em direção ao Porto da Madalena e seguimos pela costa até que chegarmos ao ponto inicial do percurso PR5PIC.
Seguimos o percurso do PR5PIC acompanhando a costa e chegamos ao Lajido da Criação. É impressionante a maneira do plantio da vinha com as parreiras crescendo sobre as rochas vulcânicas, não se vê terra, somente rochas. Tudo é rocha negra, o chão os muros os locais onde guardam as ferramentas, tudo é construído com o material mais abundante, a rocha vulcânica. Esse percurso todo é muito bonito.
Percorremos o PR5PIC até o ponto onde o percurso começou a se afastar do Lajido e retornamos para o sitio onde iniciamos esta caminhada.

*********************

PR5PIC is a linear route connecting the parishes of Candelária to the place of Areia Larga, municipality of Madalena.
This route develops almost entirely in a Protected Landscape Area of ​​the Culture of the Vine, one of the most emblematic of the island of Pico, comprising a large active wine-growing area, where the “labyrinth” of volcanic stone walls is in perfect condition conservation. Classified as a World Heritage Site by UNESCO since 2004, this route is rich in elements associated with the culture of the vineyard, such as water kites, relheiras, shelters, wineries, tide wells, among others.
We started the tour at the house where we were staying, going through the countryside towards the Center of Madalena, passing through very beautiful spots until we reached the Church of Santa Maria de Madalena located next to Porto da Vila, a beautiful Church flanked by two majestic pines. We walk towards Porto da Madalena and continue along the coast until we reach the starting point of the PR5PIC route.
We followed the PR5PIC route along the coast and arrived at Lajido da Criação. It is impressive the way of planting the vine with the vines growing on the volcanic rocks, there is no land, only rocks. Everything is black rock, the ground the walls the places where tools are kept, everything is built with the most abundant material, volcanic rock. This whole route is very beautiful.
We went through the PR5PIC to the point where the route started to move away from Lajido and returned to the place where we started this walk.

Vaquinhas felizes

Casa de pedra

Igreja de Santa Maria de Madalena

Porto da Madalena

Vista do Porto da Madalena e da Igreja.

Ilhéus de Madalena

Os Ilhéus de Madalena são conhecidos como Ilhéu em Pé e Ilhéu Deitado.

Placa informativa do início do percurso PR5PIC

Início oficial do percurso PR5PIC - Vinhas da Criação Velha.