PR3 MDB - Fisgas do Ermelo (c/desvio a Varzigueto e às Piocas de Baixo)
vicino a Ermelo, Vila Real (Portugal)
Visualizzato 3783 volte, scaricato 186 volte
Foto del percorso



Descrizione dell'itinerario
- Trilho circular com marcações, com início e fim na aldeia de Ermelo;
- Decorre por bosques e carreiros de terra pelas encostas escarpadas da falha geológica das Fisgas do Ermelo, até à aldeia de Varzigueto, situação que se repete no regresso;
- Misto de caminhos rurais, caminhos de terra e caminhos de pé posto (ao longo das escarpas da falha geológica);
- Trilho moderado mas acessível, com alguns declives acentuados, sobretudo na ascenção pelos miradouros até à aldeia de Varzigueto. Os troços pelas margens do rio Olo são mais planos. No entanto, todo o percurso requer alguma atenção, pois a beleza destes locais pode facilmente distrair-nos, daí não devermos nunca facilitar para evitarmos acidentes. Além disso, em épocas de chuva ou de maior humidade, o terreno está sempre muito escorregadio, pelo que o uso de bastões será manifestamente útil;
- Decidiu-se fazer este trilho de acordo com o sugerido no folheto oficial, ou seja, no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Seguiram-se estas indicações pelo seguinte motivo: percorrer os troços mais expostos, assim como as subidas mais acentuadas, pela fresca da manhã e, no regresso, percorrer a margem direita do rio Olo, com bastante sombra, até ao ponto de partida;
- Optou-se ainda por fazer dois desvios: o primeiro, na aldeia de Varzigueto, para fazer uma pausa de almoço na Taberna Martins, local agradável, com sombra e muita simpatia dos proprietários. O segundo, já no regresso a Ermelo, para desfrutar um pouco da frescura da sombra e das águas das Piocas de Baixo, local muito aprazível e convidativo a uns belos mergulhos;
- No seu todo é um percurso fantástico, paisagisticamente deslumbrante, que se percorre com muito prazer e que nos permite observar de perto uma das maravilhas naturais do norte de Portugal: a falha geológica das Fisgas do Ermelo. Num dia de acentuado calor estival, será um trilho complicado, pois é bastante exposto. Na primavera e no outono, alturas perfeitas para desfrutar desta região, este será certamente um trilho repleto de belíssimas cores. Uma ótima experiência!!! Altamente recomendável.
__________________________________________________________________________________________
- PR3 MDB - FISGAS DO ERMELO
Percurso de montanha ao longo do vale do rio Ôlo, no coração da serra do Alvão, entre Ermelo e Varzigueto. Para além da paisagem rural, destaque para a cascata das Fisgas do Ermelo, uma falha geológica que criou um troço de rio bastante acidentado, sinuoso, profundo e com sucessivas cascatas e poços.
Início junto à igreja paroquial de Ermelo, seguindo para norte pela rua principal, passando pelo pelourinho. Desce para o vale, passa pelos socalcos agrícolas da aldeia e atravessa uma zona de bosque misto de carvalho e castanheiro. Atravessa a ponte de madeira sobre a ribeira da Fervença, afluente da margem esquerda do Olo, e inicia a íngreme e vertiginosa subida, apoiada por um corrimão de corda.
Um pouco acima, desemboca num caminho mais largo, de muita pedra solta, que sobe longa e acentuadamente até Varzigueto pela cumeada que divide os vales da ribeira da Fervença e do rio Ôlo. Mais à frente, segue apenas ao longo da vertente do Olo e, à medida que sobe, ganha vistas amplas para a falha geológica e para as Fisgas de Ermelo, sobretudo a partir de alguns miradouros naturais.
A montante das Fisgas predomina o pinhal e, neste troço mais nivelado do rio, fica um conjunto de belas lagoas de água cristalina chamadas de Piocas de Cima.
Acompanhando de perto o rio, para montante, atravessa Varzigueto, aldeia implantada em zona mais aberta. Na sua envolvente mantém prados e terrenos agrícolas. Após atravessar o rio continua pela margem direita acompanhando-o para jusante, passa novamente pelas cascatas, desce até ao estacionamento do miradouro das Fisgas de Ermelo e continua a descer o vale, ora por trilho ora por caminhos florestais.
Ermelo perspetiva-se mais abaixo, mas, enquanto não se alcança, o rio descreve alguns meandros de enorme beleza. Numa curva mais apertada desvia-se de um afloramento rochoso e precipita-se formando uma pequena queda de água que termina numa lagoa circular muito apelativa, as Piocas de Baixo.
Após atravessar uma pequena mata de sobreiros, continua-se em trilho entre muros de xisto já muito próximo do rio, que se volta a atravessar, agora pela ponte da Abelheira, larga e de estrutura em madeira. Na margem contrária inicia moderada subida até Ermelo, onde reencontra os terraços agricultados, típicos das zonas montanhosas que têm associados um sistema de canais para conduzir a água e um sistema de portinholas para a direcionar aos vários patamares. Ao entroncar na rua principal, segue à direita regressando ao início do percurso.
Épocas aconselhadas:
Todo o ano, mas evite dias de nevoeiro ou de tempestade.
Primavera - enorme variedade de flores de montanha, bem como de insetos que delas se alimentam.
Verão - as águas do rio Olo convidam a banhos refrescantes.
Outono - a humidade é propícia ao aparecimento de cogumelos. Aprecie as cores outonais nos bosques de folhosas.
Inverno - as cascatas das Fisgas de Ermelo atingem a sua maior pujança neste período de maior pluviosidade e de maior caudal do rio.
Waypoint



Pelourinho de Ermelo
O antigo couto de Ermelo teve primeiro foral dado por D. Sancho I, em 1106, e foral novo de D. Manuel, em 1514. Foi extinto em 1853, e integrado no concelho de Mondim de Basto, do qual é actual freguesia. Conserva ainda um pelourinho, levantado num pequeno largo da povoação, quase encostado a um dos muros do edifício da Junta de Freguesia local. O pelourinho assenta em plataforma de três degraus quadrangulares de aresta, estando o térreo praticamente embebido no pavimento. O último superior tem as arestas superiores boleadas. A base da coluna é um singelo bocel, ou moldura de secção semi-circular, e nela encaixa o fuste, cilíndrico e liso. O capitel é semelhante à base, sendo encimado pela peça de remate. A base do remate é quadrangular e saliente, fazendo as vezes de ábaco. Após marcado estrangulamento, volta a alargar-se para formar uma pirâmide de secção quadrada, de topo embolado, com esfera terminal lisa. A simplicidade e o carácter rústico do monumento dificultam a sua datação; ainda assim, o pelourinho será presumivelmente tal como outros exemplares de tipologia semelhante de finais do século XVI, ou de inícios do XVII,.



panorâmica do Monte Farinha
Um dos símbolos mais conhecidos do concelho de Mondim de Basto é o Monte Farinha, no topo do qual se ergue o Santuário da Nossa Senhora da Graça a quase 1000 metros de altitude. O Monte Farinha e os altos dos Palhaços e dos Palhacinhos são o principal elemento topológico do concelho. Este Monte, também conhecido como Nossa Senhora da Graça, com a sua forma cónica, relaciona-se com quase todo o concelho, sinalizando-o, dado poder ser avistado, praticamente, de toda a região de Basto.



Piocas de Cima
As Piocas de Cima são pequenas lagoas naturais, no rio Olo, umas mais profundas, outras mais largas, situadas próximo da aldeia de Varzigueto, na parte superior das quedas das fisgas do Ermelo. Cuidado com as pedras que são muito escorregadias!



rio Olo
O rio Olo conhecido pelas suas águas frias e límpidas, nasce em Lamas de Olo e vai desaguar no Tâmega em Amarante. É um rio de montanha com um curso de 35 km e tem perto da aldeia de Ermelo, as espectaculares Fisgas de Ermelo, as maiores quedas da Península Ibérica, que são o coração do Parque Natural do Alvão. As águas frias e batidas deste rio de montanha proporcionam aos amantes da pesca empolgantes encontros com a mais ambicionada das espécies piscícolas, a truta. Para os amantes da natureza, este rio e as suas zonas ribeirinhas de sonho, podem-se revelar um autêntico paraíso.



Varzigueto
Aldeia singular desenhada nas alturas da montanha e abraçada ao rio Ôlo que se despenha, nas proximidades, na maior queda de água da Península Ibérica – as Fisgas de Ermelo. Aldeia de pastores e de rebanhos, que surpreende todos os que chegam, pelo encanto da paisagem revelada. Uma jóia do Parque Natural do Alvão. Está a uma cota de 745m e dista 28km da sede do concelho.



Taberna Martins
Excelente local para uma paragem e reforço alimentar. A mesa grande, à sombra, e a simpatia dos proprietários justificam o desvio.



fonte e lavadouro
Infelizmente, está mal conservado e a fonte deixa algumas duvidas...



miradouro das Fisgas do Ermelo
As Fisgas de Ermelo constituem o local mais emblemático da área protegida Parque Natural do Alvão. São uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros, assentes em rochas quartzíticas com aproximadamente 480 milhões de anos. Foi a fracturação destas rochas duras que permitiu que o Rio Olo nelas se tenha “enfisgado”, dando origem ao nome popular pelo qual é conhecida a mais bela cascata do território continental português. É um local que possui um elevado valor científico, didático e patrimonial, tendo associada uma notável vocação turística, na vertente Turismo de Natureza. A presença de marcas fósseis nestas rochas, deixadas por organismos marinhos já extintos, podem também ser vistas como uma espécie de “ilustração” de tempos distantes, em que a vida só existia no mar, por contraponto à biodiversidade excecional conhecida atualmente nesta área protegida. A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que daqui saem com todos os sentidos despertos e com o desejo e a promessa de voltarem muitas outras vezes. Quer a montante quer a jusante das quedas de água, é possível encontrar lagoas naturais, de águas puras e cristalinas, denominadas “piocas”, que convidam a banhos refrescantes. Em 2016 foi inaugurado o percurso pedestre PR3 Fisgas de Ermelo que veio proporcionar uma visão mais próxima e pormenorizada dos principais valores naturais do Parque Natural do Alvão. Para além de oferecer perspectivas invulgares das quedas de água e encontros surpresa com a riqueza da fauna e da flora, possibilita também, a quem o desejar, a travessia de aldeias de montanha na descoberta do “modus vivendi” das populações locais.



Piocas de Baixo
As Piocas de Baixo são pequenas lagoas naturais, no rio Olo, umas mais profundas, outras mais largas, situadas próximo da aldeia de Ermelo, na parte inferior das quedas das fisgas do Ermelo. Cuidado com as pedras que são muito escorregadias!
Commenti (15)
Puoi aggiungere un commento o una recensione a questo percorso
Ho seguito questo percorso Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Medio
Este percurso é mesmo fantástico! A paisagem sobre o canhão das fisgas é deslumbrante e as piocas proporcionam um banho bem reconfortante, caso o dia esteja muito quente. Este acidente geológico do Ermelo é simplesmente impressionante! Recomendo em absoluto! Grande abraço!
Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
As Fisgas do Ermelo são um dos locais de eleição no norte de Portugal, de visita obrigatória.
Abraço e continuação de boas caminhadas
Ho seguito questo percorso Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Difficile
Maravilhoso! De uma beleza estonteante!
Difícil acesso, mas valeu a dificuldade!
Obrigado, Sandra, pelo comentário e avaliação do trilho.
As Fisgas do Ermelo são um dos acidentes geológicos mais interessantes de Portugal. O percurso tem alguns desníveis mais puxados mas a beleza do local compensa todo o esforço. É bom saber que gostou do trilho e que esta partilha lhe tenha sido útil. Continuação de boas caminhadas!
Ho seguito questo percorso Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Medio
Este percurso pelas Fisgas do Ermelo tem troços fisicamente exigentes mas a beleza de todo o trajeto é simplesmente arrebatadora! Dos locais mais incríveis para se visitar e caminhar. Recomendo, absolutamente!! Grande abraço.
Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
As Fisgas do Ermelo são absolutamente fantásticas. Grande abraço!
Ho seguito questo percorso verificato Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Medio
Bonito
Bom de de fazer e mergulhar
Obrigado, njjsantos, pelo comentário e avaliação do trilho.
É bom saber que gostou e desfrutou deste percurso, assim como a partilha desta informação lhe foi útil.
Continuação de ótimas caminhadas!
Ho seguito questo percorso verificato Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Medio
Excelente trilho, com vistas deslumbrantes e um início "desafiante"!
Percurso ideal para ser feito em dias amenos, visto que existe pouca sombra (primeira metade), e também com chuva pode tornar as descidas perigosas.
Tive a sorte de realizar num dia espetacular para caminhar nesta região, o que tornou toda a experiência memorável, mas não duvido que em dias de mais calor, a experiência seja única, com um mergulho!
A paragem na Taberna Martins diria que é 'obrigatória', pela qualidade dos petiscos, mas sobretudo pela gentileza da D. Leontina (recomendável fazer marcação e não tem multibanco).
Obrigado João por mais uma partilha incrível, assim dá gosto fazer desporto!!
Abraço e boas caminhadas.
Viva, Bfrmarques! Muito obrigado pela avaliação e pelas suas simpáticas palavras.
O prazer de conhecer novos locais também está na partilha dessas mesmas experiências e as Fisgas do Ermelo são um dos nossos mais emblemáticos monumentos geológicos pelo que visitar a zona é quase obrigatório!! Se a isso pudermos aliar um percurso pedonal, então a experiência será ainda mais rica.
É muito bom saber que esta partilha lhe foi útil, levando-o a desfrutar deste incrível espaço natural.
Abraço e votos de continuação de ótimas caminhadas!!
Excelente trilha, muito bem sinalizada e de beleza ímpar. Recomendo fortemente muito cuidado nos acessos as piocas, principalmente devido a forte corrente das águas e profundidade das poças. Obrigado pela partilha, João. Bons trilhos!
Viva, Alan.Lima! Bom saber que desfrutou deste percurso fantástico pelo Alvão, as Fisgas do Ermelo são impressionantes!! Abraço e continuação de ótimas caminhadas!!
I have already been to Figas de Ermelo a few times before, but this is the first time I'm doing this trail, and in my opinion, this is a must do in Portugal.
The route is taking you 360° around the impressive waterfall and the Olo River. It has plenty of scenic views, and at spring time this place becomes even more magnificent with the colors of blussum all around.
I recommend planning the day with plenty of spare time, because in the summer you will want to refresh yourself in the river and the rest of the year you will stop many times for another postcard pic.
Thank you for sharing
Hello ab bc! It's great to know that you enjoyed this fantastic trail.
Fisgas do Ermelo is a truly emblematic place. Thank you very much for the review and comment shared here.
Greetings, happy hiking!!