Coordinate 146

Uploaded 12 dicembre 2011

Recorded dicembre 2011

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
23 m
0 m
0
2,2
4,3
8,61 km

Visto 2858 volte, scaricato 89 volte

vicino Outeiro, Braga (Portugal)

Percurso Pedestre da Rede Municipal de Percursos Pedestres do concelho de Esposende

Localização: o percurso inicia-se junto à foz do Rio Neiva, desenrolando-se ao longo das freguesias de Antas e Belinho no concelho de Esposende.
Ponto de Partida: parque de estacionamento junto à foz do Rio Neiva, em Guilheta, Antas.
Tipo de Percurso: de pequena rota, circular.
Âmbito: ambiental, cultural, desportivo e paisagístico.
Distância a Percorrer: 9,5 km
Altitude mín./máx.: 2,0m/21,0m
Duração do percurso: 3 horas
Nível de Dificuldade: fácil.
Época Aconselhada: todo o ano.
Cartografia: Carta Militar de Portugal, nº 54, do Instituto Geográfico do Exército na escala de 1:25000.
Motivos de Interesse: O estuário do Rio Neiva e as espécies de fauna e flora que aí residem; a área de cultivo de produtos agrícolas; o sistema dunar; a Capela de Santa Tecla e os engenhos de moagem e serração que se encontram junto do curso do Neiva.

Obs.: não se encontra marcado/sinalizado. deverá ser feito com auxílio a mapa ou GPS. Efectuar o download do track em http://www.visitesposende.com/detalhes_percursos.php?id=134&f=19
Ponto de Partida: parque de estacionamento da praia de Guilheta.
De portal

A paisagem estuarina deste rio é, hoje, um local onde muitas aves migradoras encontram refúgio. Destaque para a presença da garça-real (Ardea cinerea), pato-real (Anas platyrhyncus), gaivota (Larus cachinans) e o guarda-rios (Alcedo athis).

Continuando em direcção a norte, atingimos a foz deste curso de água, denotando-se uma grande variedade de vegetação dunar, com especial incidência para a eruca marítima, cordeirinhos da praia e lírios das areias.
Lugar das Neves CX. 107
4740-161
Belinho

Tel.: 253 872 416

http://www.belinhenses.com/
 
De portal
Documentalmente a capela de S.ta Tecla é das mais antigas do concelho. Referida nas Inquirições de 1220 como “heremita de Santa Tecla” e em 1258 como “ecclesia de Sancta Tegra”, foi várias vezes reformada, com destaque para a corrida em 1800 e na segunda metade do século XX.


Segundo a lenda, a Virgem S.ta Tecla teria aparecido num penedo junto ao rio. Levada por diversas vezes para a igreja paroquial, a imagem acabava por reaparecer sempre junto do local onde havia sido encontrada. Os agricultores da região deram então descanso à Santa, erguendo-lhe aí uma ermida.

Construção de planta rectangular voltada a Oeste, está situada bem junto à margem do rio Neiva, tem a capela-mor destacada e uma sacristia adossada ao alçado norte.

Extremamente simples, com elementos de construção que a filiam num tempo oitocentista, nomeadamente a nível da cornija está actualmente muito descaracterizada por um alpendre, avançado à fachada principal oferecido pelo benfeitor Albino Alves de Azevedo e inaugurado, ao que reza uma placa, em 2-IX-1956. Sobre o telhado do alpendre abre-se uma janela rectangular, gradeada, culminando a frontaria com uma sineira de confecção tosca e que remata em cruz.

Cronologia: Séc. XIX (1800) – Séc. XX (1950).
De portal
A 150m da capela de Santa Tecla.


O açude que podemos observar, que atravessa o rio Neiva, serviria para represar as águas, que por sua vez, seriam a força motriz que accionaria as duas azenhas que existiam nas margens. O engenho de Santa Tecla, na margem esquerda, era de uma só roda e movia duas serras. O edifício em granito que hoje se observa encontra-se adaptado a habitação.

http://portugalpedestre.blogspot.com/2011/09/parque-natural-do-litoral-norte.html
Imagem de: http://www.panoramio.com/user/1287696?with_photo_id=53955958

1 comment

  • [email protected] 23-gen-2016

    I have followed this trail  View more

    Uma boa caminhada a beira mar.

You can or this trail