Tempo in movimento  un'ora 36 minuti

1,8
3,6

Visualizzato 259 volte, scaricato 18 volte

vicino a Vale de Cameiro, Viseu (Portugal)

Este pequeno PR do Município de Mortágua, com cerca de 8 km, muito conhecido, é excelente para dias de sol e calor, pois desenvolve-se ao longo da Ribeira de Paredes, sempre com bastante sombra e fresco, passa pela aldeia de Paredes e termina junto às quedas de água.
O único senão é que o mesmo é linear, no entanto existe solução de forma a que o percurso seja circular, e foi o que fizemos, fomos pela Ribeira e o regresso foi efetuado pela estrada com passagem pela aldeia de Laceiras.
Iniciamos junto à Ponte de Laceiras, na estrada em alcatrão e rapidamente estamos junto à Ribeira de Laceiras, sempre junto à Ribeira, passamos pelo Parque de Merendas e pelos antigos moinhos, alguns recuperados, esta parte do troço é de fácil progressão até deixarmos a Ribeira e entrar na aldeia de Laceiras, aqui seguimos pelo centro da aldeia e na saída da aldeia viramos à direita e entramos novamente em zona de bastante sombra.
Ao chegarmos ao cruzamento, onde se encontram as placas identificativas, existem duas alternativas para chegar às quedas de água, antes da ponte viramos à e vamos sempre junto à Ribeira, o que em dias de Inverno ou de muita chuva pode ser perigoso porque se passa a Ribeira de um lado para o outro, ou passamos a ponte e seguimos pelo estradão florestal, caminho largo e sem dificuldade que nos leva também às quedas de água, nós optamos por subir pela Ribeira e no regresso pelo estradão.
A subida pela Ribeira é espetacular, com pequenas quedas de água ao longo do trilho e por vezes de pedra em pedra lá chegamos às famosas quedas de água, aqui existe passadiço para subirmos até à grande cascata, no fundo existe um bom poço de água onde se pode ir a banhos.
Após as fotos da praxe era hora de regressar, agora e como já disse, viemos pelo estradão, sempre a descer até chegar à estrada em alcatrão, entramos na estrada passamos pela aldeia de Laceiras e rapidamente chegamos ao local do inicio e onde se encontra placa identificativa deste PR1 de Mortágua.
Atenção que o trilho é fácil, mas em dias de chuva é preciso ter muita atenção na zona da Ribeira pois é bastante escorregadio.
Quanto à sinalização está muito bem sinalizado e mesmo sem GPS não têm qualquer problema.
fotografia

2 commenti

• Foto di Os Pés do Caminho

Os Pés do Caminho 12-mag-2020

Ho seguito questo percorso  verificato  Vedi altro

Dos menos conhecidos e mais belos trilhos de Portugal. Mágnífico!! Absolutamente recomendável!!!
    O trecho inicial até às Paredes é muito fácil. O trecho intermédio um pouco mais técnico. O trecho final, a partir do cruzamento que permite escolher seguir o rio ou pelo estradão, é muito bom mas intransitável se a ribeira das Paredes estiver demasiado cheia. Obrigado ao Carlos pinto pela recomendação de fazer o percurso em circular.

• Foto di CarlosPinto

CarlosPinto 12-mag-2020

É pena o percurso oficial ser linear, uma opção circular é sempre mais interessante. Mas concordo, dos bons percursos desta região. Boas caminhadas.

Puoi o a questo percorso