Tempo in movimento  2 ore 32 minuti

Tempo  3 ore 4 minuti

Coordinate 1847

Caricato 7 dicembre 2019

Registrato dicembre 2019

-
-
833 m
522 m
0
2,6
5,2
10,34 km

Visualizzato 28 volte, scaricato 1 volte

vicino a Pontemieiro, Aveiro (Portugal)

Com almoço marcado para esta zona, a ideia era realizar um percurso fácil, não muito exigente e que tivesse alguma beleza.
Decidimos realizar um trilho disponibilizado nesta plataforma pelo António Almeida (Obrigado pela partilha), claro sem qualquer sinalização.
Iniciamos na Praia Fluvial de Pontemieiro, no Rio Amarela (ou Rio Arões), este lugar envolto por floresta e campos de cultivo tem uma belíssima zona de Lazer. As águas cristalinas que banham este espaço de lazer formam um fabuloso espelho de água.
Daqui, entramos na estrada de alcatrão, mas rapidamente deixamos o alcatrão, viramos à esquerda e iniciamos uma subida por caminho de floresta que nos leva até à aldeia de Chão do Carvalho, lugar onde ainda predomina a agricultura, daqui viramos à esquerda e seguimos por caminho paralelo à estrada, mais à frente viramos à direita e subimos à estrada (este trilho não se encontra bem definido), atravessamos a estrada e subimos até à rocha denominada "Calhau do tronco", deste lugar tem-se uma bela panorâmica de toda esta zona, avista-se algumas aldeias, com destaque para Junqueira.
Após as fotos da praxe, iniciamos uma subida bem dura por entre as rochas desta zona (devem procurar o melhor trilho para subir), o trilho chega até a uma mata de pinheiros, viramos à esquerda, entramos na floresta e chegamos a um caminho florestal, já do outro lado do monte.
Ao chegar ao caminho florestal, viramos à esquerda, mais à frente viramos à direita e começamos a descer, a meio da descida bastante acentuada, viramos novamente à esquerda e seguimos na direção da aldeia de Mouta Velha, sem entrar na aldeia, encontramos as marcações do PR 1 de Vale de Cambra, a subida é feita sempre a seguir as marcações e leva-nos ao estradão bem no alto, aqui novamente à esquerda percorremos uma long reta até iniciar a descida para a aldeia de Calvela.
A partir da aldeia de Calvela, entramos em caminhos agrícolas, depois por entre um bosque onde predomina os carvalhos chegamos à estrada de alcatrão de ligação à aldeia de Pontemieiro.
Seguimos até esta aldeia através da estrada de alcatrão, ao chegar à entrada da aldeia viramos à direita, junto a uma casa este trilho pouco definido leva-nos na direção do Rio através de vários carvalhos e onde se encontra uma levada, de salientar que neste local, pode existir rede de proteção aos terrenos, mas existem passagens por pequenos portões, agora seguimos junto à levada por entre terrenos agrícolas, depois fomos em direção ao Rio e junto às margens deste Rio entramos em paisagens de rara beleza, estamos agora na melhor parte do trilho, sempre junto ao Rio Amarela (Rio Arões) por caminhos de pescadores limpos e de fácil progressão chegamos à Praia Fluvial de Pontemieiro onde inciamos este pequeno percurso.
Trata-se de um trilho relativamente fácil, com algumas subidas que podem ser duras, de salientar que em algumas épocas do ano pode existir parte do trilho que estejam mais difíceis para passar.
O ponto alto é sem dúvida as margens do Rio Amarela (Rio Arões) e a sua praia fluvial.
fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

fotografia

Foto

Commenti

    Puoi o a questo percorso