Tempo  6 ore 10 minuti

Caricato 30 novembre 2017

Recorded novembre 2017

5,5

vicino Casa Branca, Bahia (Brazil)

Circuito pelo alto da Serra do Esbarrancado (Serra do Sincorá), passando pelo mirante para o Pati de cima e Cachoeirão.

COMO CHEGAR:
A trilha tem início nas proximidades de Guiné, no município de Mucugê. Para chegar até lá, saindo da sede, é preciso seguir pela rodovia BA-142 sentido Ibicoara e Barra da Estiva, tomando à direita no trevo para o Povoado de Guiné e seguir por terra até o ponto indicado.

Após passar a entrada do Povoado de Capãozinho, fique atento à estrada. A trilha tem início no Projeto Gaya, a placa que indica a entrada é discreta, mas há um ponto marcado no local para facilitar. São cerca de 38km desde Mucugê.

Para quem sai de Lençois e região, o caminho mais curto é via Palmeiras, com cerca de 93km.

A TRILHA:
Saindo do estacionamento, o caminho é por uma estradinha até o fundo do vale, onde começa o trecho de trilha. Após a tronqueira intercepta-se uma outra estradinha e adiante é preciso sair à esquerda, tomando uma trilha bem demarcada. A trilha vai em direção a serra, por onde é preciso subir.

Aos poucos a inclinação vai aumentando e logo aparecem os degraus. A subida é puxada e longa, com cascalho e alguns degraus. Do estacionamento ao topo da serra foram 45 minutos de caminhada, com paradas rápidas. Do alto é possível ter um visual de Capãozinho, Guiné e arredores.

Logo no início da caminhada pelo topo da serra, aparece uma bifurcação importante. À esquerda o caminho leva ao mirante e vale do Paty e Capão. À direita a trilha que leva ao Cachoeirão, Mucugê e Arrodeio. O circuito foi realizado no sentido horário, mas não há qualquer prejuízo de fazê-lo no sentido contrário.

A caminhada pelo chapadão é bem tranquila e rápida. Indo direto para o mirante do Paty, é preciso manter à direita na segunda bifurcação, atravessar um pequeno afluente do Rio preto e, após, o Rio Preto propriamente dito.Em condições normais é uma travessia tranquila e segura, mas em caso de chuvas frequentes o rio pode subir e dificultar/impedir a passagem.

Após a travessia, em poucos minutos chega-se ao mirante para o vale do Paty, com um visual incrível. Reserve um bom tempo por lá.

Na saída do mirante, basta voltar alguns metros e dar uma guinada para o sul (esquerda), seguindo o caminho demarcado. Do mirante ao Cachoeirão é uma trilha praticamente plana, de fácil navegação. Em alguns trechos há nascentes e formação de charcos, que podem dificultar a passagem. Na saída para o Cachoeirão, a trilha passa a ter alguns desníveis e a ser irregular, entretanto segue bem demarcada.

Atenção para não pegar caminhos divergentes na aproximação da mata galeria. Após cruzar o riacho, são mais alguns metros de trilha até a chegada ao topo do Cachoeirão, com visual espetacular. Um pouco antes do mirante há um poço bom para o banho, em meio as árvores.

No retorno, a trilha direta Cachoeirão x Aleixo está bem demarcada, atenção somente para não perder a bifurcação inicial, que separa esta da trilha que vem do mirante do Paty. Na chegada ao Rio Preto, é preciso passar por uma cerca. Em condições normais é uma travessia simples e segura, mas, novamente, o nível do rio pode subir com chuvas frequentes na região.

A trilha pode ser classificada como moderada, pela distância exige um bom condicionamento físico. O ideal é começar cedo para aproveitar os atrativos com calma e caminhar sem pressa. Possui acesso livre, embora no Projeto Gaya existe a solicitação de uma contribuição para manutenção do trecho inicial.

OBSERVAÇÕES:

> Embora o relevo seja favorável em boa parte, é uma caminhada longa. Esteja preparado e comece cedo, de preferência até as 9h;

> Você está em uma unidade de conservação FEDERAL, NÃO FAÇA FOGUEIRAS, LEVE TODO O SEU LIXO DE VOLTA;

> Boa disponibilidade de água no caminho;

> 99% do trajeto é feito em áreas abertas e amplas, com exposição ao tempo. Use chapéu e protetor solar;

> Não há qualquer infraestrutura no local ou nas proximidades, leve água e lanche;

> Não havia sinal de celular durante o trajeto (VIVO e CLARO);

> Em caso de MUITA CHUVA nos dias anteriores, prefira fazer o trajeto via Beco do Guiné, onde há uma ponte para atravessar o Rio Preto. A travessia com o rio muito cheio pode ser impraticável.

Entrada Projeto Gaia

13 commenti

• Foto di Bruno Niemeyer

Bruno Niemeyer 22-giu-2018

Bom dia irmão. Vou mês que vem à chapada, e pretendo usar sua trilha. Muito detalhado, desde já agradeço!

Olá Bruno, como vai?

É possível acampar nas proximidades do mirante do Cachoeirão?

Desde já agradeço.

Att,

Hélio Jr 19-ott-2018

jcjcordeiro,

bem próximo da queda do Cachoeirão tem uma área pequena onde é possível montar até duas barracas. Ao longo da descida para o Cachoeirão vc pode encontrar outras áreas tbm, mas a maior parte do caminho é sobre lajeados, onde não é possível especar, nesse caso seria interessante uma barraca autoportante

jcjcordeiro1 19-ott-2018

Opa, boa noticia. Valeu Helio.

Por acaso não tens o track log com a indicação desse ponto de acampi né?

Hélio Jr 19-ott-2018

jcjcordeiro,
    A trilha que acamoei é essa: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pn-chapada-diamantina-travessia-vale-do-pati-mucuge-x-andarai-22655739#wp-22655776

Não tá marcado o local exato de acampamento, mas fica a 10 metros da "prancha" que o pessoal senta pra ver o Cachoeirão.

jcjcordeiro1 19-ott-2018

Massa, valeu Helio, essa informação será muito importante para minha logística.

Saudações meu amigo e ótimas aventuras para todos nós, ;).

• josepauloneto 13-nov-2018

I have followed this trail  verificato  View more

Oi Hélio, seguimos (eu e minha esposa) sua trilha e te agradecemos muito pelas informações. Quase toda viagem para a chapada foi seguindo trilhas suas. Essa trilha específica foi a mais bela em que nos dedicamos. Voltamos encantados.
    Recomendo a todos que utilizem seu traçado e suas orientações. VALEU! Continue produzindo esses materiais, por favor.

Hélio Jr 14-nov-2018

Olá José Paulo,
    obrigado pelo feedback e pela mensagem! O visual dessa trilha é realmente espetacular, espero que tenha pegado o Cachoeirão com água!

• gacarvalho 6-ago-2019

Fiz a trilha do Mixila essa semana seguindo tuas orientações (fundamentais e excelentes!) e essa semana vou para o Pati. O primeiro pernoite tinha planejado ser na toca do gavião mas vi nos comentários a possibilidade de acampamento mais próximo do cachoeirão. Esse ponto de acampamento no cachoeirão é possível para rede também? É muito exposto ao vento?

Hélio Jr 6-ago-2019

gacarvalho, próximo ao topo do cachoeirão só barraca, pois não lembro de existirem árvores pra suportar uma rede. No entanto, vc deve ter mais sucesso próximo ao poço que tem alguns minutos antes de chegar ao mirante do cachoeira.

• Foto di Diogo Schuhli

Diogo Schuhli 7-set-2019

I have followed this trail  verificato  View more

Obrigado por compartilhar! Fiz o trecho e ainda, sem querer, cheguei em outro mirante próximo do cachoeirao. Muito lindo.

• gacarvalho 11-set-2019

Valeu Hélio, acabei ficando na toca do gavião mesmo. Vale citar que tem um bom lugar pra camping selvagem no trecho em comum da trilha da fenda do cachoeirão e da prefeitura. Aliás recomendo demais esta última que apesar de ser um pouco difícil de se localizar em alguns trechos e ser uma baita pirambeira pra descer, o visual recompensa demais. O Pati foi uma experiência incrível e suas tracks e dicas foram excenciais, valeu demais!!

Hélio Jr 13-set-2019

gacarvalho, obrigado pelo feedback. Essa descida pelo Cachoeirão é realmente espetacular. Bons ventos!