Tempo  3 ore 50 minuti

Coordinate 1440

Caricato 9 gennaio 2013

Recorded gennaio 2013

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
479 m
336 m
0
3,1
6,3
12,55 km

Visto 3116 volte, scaricato 103 volte

vicino Queira, Viseu (Portugal)

MAIS INFORMAÇÕES EM: www.100atalhos.com
http://www.facebook.com/100atalhos
--
[PERCURSO SINALIZADO]

O percurso da água com inicio e fim na freguesia de Queirã, é caraterizado por este elemento essencial à vida, linhas de água, moinhos, levadas e inúmeras fontes e, em particular três Fontes brasonadas que se encontram ao longo do trilho, designadas pela população local de “Fontes Velhas”.
Seguindo o trilho rapidamente chegamos à ribeira de Ribamá com paisagens verdejantes, uma natureza ainda intocada, com uma fauna e flora riquíssima. Durante cerca de 2000 metros, somos contemplados por dezenas de moinhos de água e levadas que fazem o pedestrianista viajar por tempos já quase perdidos na memória popular. (MUITO CUIDADO NA TRAVESSIA PELA LEVADA). Depois de ultrapassada a dificuldade da levada, a próxima paragem obrigatória é a aldeia de Loumão, onde encontramos a primeira de três fontes brasonadas. Continuamos o trilho em direção aos núcleos rurais de Igarei e Queirã, precisamente locais onde nos deparamos com as restantes “Fontes Velhas”.
Muitas são as espécies de flora que encontram o seu habitat nas margens das ribeiras, em consequência da sua preferência por solos húmidos. Na ribeira de Ribamá desenvolvem-se espécies como o amieiro, o sabugueiro, ou os salgueiros, constituindo um magnifico bosque de ribeira.
Nas águas límpidas e frescas da ribeira de Ribamá são o habitat perfeito para muitas espécies faunísticas estritamente dependentes de pureza e bom estado de conservação destes cursos de água, típicos de montanha. Endémicas da Península Ibérica muitas delas, pela sua grande importância ecológica, encontram-se protegidas no âmbito da diretiva habitats. São exemplo disso, a salamandra-lusitânica, o lagarto-de-água, a lontra e a toupeira-de-água.

Fonte: C.M. Vouzela / cm-vouzela.pt


Contactos Úteis:

Posto de Turismo: 232 740 070

B.V. Vouzela: 232 772 115

S.O.S.: 112

G.N.R. Tondela: 232 740 730

Táxis: 232 771 294

View more external

fontana

Fonte Velha de Igarei

Fonte Velha de Igarei
fontana

Fonte Velha de Loumão

Fonte Velha de Loumão
fontana

Fonte Velha de Queirã

Fonte Velha de Queirã
Religinė architektūra

Igreja de Igarei

Igreja de Igarei
Informazione

Junta de Freguesia de Queirã

Rua Dos Combatentes
Fiume

Ribeira de Ribamá

Ribeira de Ribamá
Fiume

Ribeira Dos Moinhos

Ribeira Dos Moinhos

2 commenti

  • Foto di npena

    npena 14-apr-2013

    I have followed this trail  View more

    Trilho bonito na parte da levada. Não é fácil para qualquer pessoa passar por lá. Até é ligeiramente perigoso. Contudo, bonito.
    Obrigado pelo trilho. :)

  • Xaninha 6-set-2015

    O trilho é muito bonito, uma pena que não está cuidado nem limpo. Em determinada altura estava completamente fechado por silvas, impossível de ultrapassar. A câmara de Vouzela deveria fazer a manutenção deste percurso, ficamos sem vontade de voltar a Vouzela.

You can or this trail