-
-
760 m
411 m
0
3,4
6,8
13,6 km

Visto 72 volte, scaricato 11 volte

vicino Brufe, Braga (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 11.


Prosseguimos na etapa 11 desta GR50, que liga Brufe a Campo do Gerês.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.


O TRILHO

Deixamos Brufe com o seu casario, a sua envolvência de campos de cultivo em socalcos e as vistas que nos oferece sobre a bacia hidrográfica do Rio Homem. À medida que descemos, os campos de cultivo dão lugar a uma zona florestal, por onde seguimos por caminhos em declive significativo.

Saímos depois para zonas mais abertas e expostas ao sol, em que passamos a seguir os contornos da margem direita do Rio Homem, com alguns declives que temos que vencer até à chegada à Ponte Medieval de Quintão. Junto a esta bonita ponte encontramos um oportuno parque de merendas, junto ao leito do rio, onde nos poderemos refrescar e recurerar as forças.

Da Ponte Medieval de Quintão subimos em direcção da povoação de Carvalheira. O traçado que encontrei marcado no terreno não vai até ao centro da localidade, mas julgo que a visita vale bem a distância que temos que adicionar ao percurso. Eventualmente, as placas que irão instalar na sinalização complementar desta GR50 irão direccionar o pedestrianista para visita à igreja, à junta de Freguesia e ao Calvário que encontramos no centro de Carvalheira.

A etapa 11 prossegue a subida para encontrar o santuário do Bom Jesus das Mós, com a passagem por algumas estações de Via Sacra e um calvário. O santuário, além da sua índole religiosa, proporciona-nos também magníficas vistas em todas as direcções. Estamos rodeados de um conjunto ímpar de montanhas e este miradouro oferece um panorama que inclui muitas delas: a Serra Amarela; a Serra de Santa Isabel; os picos de Calçedónia e Pé de Cabril; vários picos da Serra do Gerês; ao longe, a Serra da Cabreira. Um cenário que não vai esquecer!

Prosseguindo em direcção ao Campo do Gerês continuamos a encontrar vistas sobre a Serra do Gerês e sobre a Serra Amarela. Encontramos depois cenário da Barragem de Vilarinho das Furnas, numa demonstração da nossa capacidade para transformar o mundo. Passamos junto desta construção imponente, seguindo-se a travessia de uma mancha florestal de carvalhos em que subimos até entrar na povoação de Campo do Gerês.

Campo do Gerês mantém o típico casario em granito e tém oferta turística com algum significado, para além da sempre presente envolvente de agricultura e criação de gado.
Passamos pela orla da localidade, com vista para a mesma e enquadrada pelas montanhas em redor.
Seguimos também, de forma breve, o traçado da Geira, também designada por Via Nova ou Via Romana XVIII. Mas note-se que não encontramos aqui vestígios significativos dessa estrada romana... apenas restam os marcos milários.

No final da nossa etapa 11 encontramos um conjunto assinalável de pontos de interesse:
- A Ponte Medieval de Eixões;
- A Milha XXVII, um exemplar invulgar de um milário adaptado como cruzeiro. Também é designado por Cruzeiro de São João do Campo;
- O Museu da Geira;
- O Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas;
- A Porta do PNPG de Campo do Gerês.
Motivos suficientes para dedicar algum tempo a visita!


CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por trilhos de montanha, originários das actividades de criação de gado, assim como caminhos rurais, ruas das povoações visitadas e algumas estradas asfaltadas.
Não encontrei obstáculos à progressão no trilho. Noto que fizeram trabalhos de limpeza do mato que cresce na encosta que percorremos desde brufe até à travessia do Rio Homem (na Ponte Medeival de Quintão). Com o passar do tempo, esse mato pode voltar a invadir o trilho...

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.


INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 11 da GR50
> GR34 Trilho Interpretativo da Serra Amarela, que reencontramos ao chegar junto da Barragen de Vilarinho das Furnas, uma vez que esse é um dos pontos oficiais onde se pode iniciar a GR34.
> PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão tem o mesmo traçado que esta etapa 11 da GR50 a partir do km 11,4 e até ao final, na Porta do PNPG de Campo do Gerês. Há apenas uma pequena interrupção entre os km 12,8 e 13,1, em que seguimos pela estrada asfaltada que é paralela ao PR5 TBR.
> Geira - Via Romana XVIII tem o mesmo traçado que esta etapa 11 da GR50 a partir do km 12,4 e até ao final, na Porta do PNPG de Campo do Gerês. Há apenas uma pequena interrupção entre os km 12,8 e 13,1, em que seguimos pela estrada asfaltada que é paralela ao ao traçado da Geira.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 11 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR4 TBR - Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais (Chamoim, concelho de Terras de Bouro)
> PR1 TBR - Trilho da Cidade de Calcedónia (Covide, concelho de Terras de Bouro)
> PR2 TBR - Trilho do Castelo (Covide, concelho de Terras de Bouro)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a etapa 11 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR Trilho da Serra Amarela, que liga Lindoso ao extremo norte do paredão da Barragem de Vilarinho das Furnas. Esta etapa 11 da GR50 passa a cerca de 400 m de distância, junto do extremo sul do paredão da Barragem de Vilarinho das Furnas.
> PR Percurso do Pé de Cabril, que liga a Portela de Leonte (freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro) ao Campo do Gerês, a cerca de 1,0 km do ponto de fim desta etapa 12 da GR50.


TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Para além da visita ao centro da povoação de Carvalheira que já referi, caminhei um pouco mais até a um miradouro e até à igreja de Campo do Gerês.


ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Brufe, Cibões, Carvalheira e Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga. Esta etapa 11 está sempre fora do Parque Nacional Peneda-Gerês, sendo no entanto um passeio igualmente interessante e bonito.


INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 30.


POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!


Boas Caminhadas!
Waypoint

Fonte

Waypoint

Miradouro. Restaurante 'O Abocanhado'.

Waypoint

Bosque de carvalhos

Waypoint

Ribeira

Waypoint

Panorama

Waypoint

Rio Homem

Waypoint

Ribeira

Waypoint

Parque de Merendas

Waypoint

Ponte Medieval de Quintão. Rio Homem.

Waypoint

Lavadouro

Waypoint

Fonte

Waypoint

Igreja de Carvalheira

Waypoint

Junta de Freguesia de Carvalheira

Waypoint

Calvário

Waypoint

Estação de Via Sacra - I

Waypoint

Estação de Via Sacra - VIII

Waypoint

Calvário

Waypoint

Estação de Via Sacra - IX

Waypoint

Estação de Via Sacra - X

Waypoint

Estação de Via Sacra - XI

Waypoint

Estação de Via Sacra - XII

Waypoint

Estação de Via Sacra - XIII

Waypoint

Estação de Via Sacra - XIV

Waypoint

Santuário do Bom Jesus das Mós

Waypoint

Bom Jesus das Mós

Waypoint

Miradouro

Waypoint

Miradouro

Waypoint

Miradouro

Waypoint

Portela

Waypoint

Miradouro

Waypoint

Rio Homem

Waypoint

Miradouro

Waypoint

Picota (825 m)

Waypoint

Pinhote (778 m)

Waypoint

Barragem de Vilarinho da Furna

Waypoint

Centro Interpretativo da Serra Amarela e de Vilarinho da Furna. Interligação com a GR34

GR34 - Trilho Interpretativo da Serra Amarela
Waypoint

Albufeira de Vilarinho da Furna

Waypoint

Interligação com o PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão

Waypoint

Portela

Waypoint

Igreja

Waypoint

Junta de Freguesia do Campo do Gerês

Waypoint

Interligação com a Geira - Via Romana XVIII

Waypoint

Interligação com a Geira e com o PR5 TBR

Geira - Via Romana XVIII PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão
Waypoint

Interligação com a Geira e com o PR5 TBR

Geira - Via Romana XVIII PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão
Waypoint

Ponte Medieval dos Eixões. Ribeiro da Roda.

Waypoint

Parque de Merendas

Waypoint

Museu da Geira

Waypoint

Porta do PNPG do Campo do Gerês. Ponto de início do PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão.

Waypoint

Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna

Waypoint

Milha XXVII (Cruzeiro). Interligação com a Geira - Via Romana XVIII.

Commenti

    You can or this trail