Da Lagoa Comprida ao Covão dos Conchos
vicino a Sabugueiro, Guarda (Portugal)
Visualizzato 12158 volte, scaricato 299 volte
Foto del percorso



Descrizione dell'itinerario
Todo o caminho é simples, onde efetuamos alguns desvios, para observar algumas lagoas ao longo do percurso.
O ponto alto é mesmo a lagoa dos conchos, onde temos o “funil”, que parece algo já integrado naturalmente na lagoa, mas foi obra do homem, para transportar as águas desta lagoa, para a lagoa comprida.
Waypoint



Aglomerado de pedras
Um local que se assemelha a uma eira, onde se encontram estendidas um grande aglomerado de pedras, de grandes dimensões.



Casa na Serra
Uma casa virada para a Lagoa comprida, provavelmente uma propriedade privada, mas que tem umas vistas fantásticas. Quem se aventurar até aqui poderá utilizar o veiculo 4x4, mas a partir daqui, só mesmo uma máquina muito bem artilhada.



Covão dos Conchos
Barragem do Covão dos Conchos - esta pequena barragem desvia as águas da Ribeira das Naves para a Barragem da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519 metros de comprimento.
GC4B123
Lagoa do Covão dos Conchos by Sphinx_n_Sophie, Traditional Cache (1/2.5)
GC4B12D
Fraga da Pena Ruiva by Sphinx_n_Sophie, Traditional Cache (1/2)



Lagoa
Uma pequena Lagoa, gelada, que se encontra perto do Covão dos Conchos, mas ainda da parte de cima, sendo que é necessário avançar mais um pouco para se avistar os Conchos. Local com uma beleza fantástica.



Lagoa comprida
A barragem da lagoa Comprida, construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. É a maior das lagoas do maciço superior e o seu potencial hidroelétrico elevado levou à construção da barragem em 1911, sendo uma das primeiras obras de engenharia desta natureza levadas a cabo em Portugal. Na vertente norte da lagoa observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da serra da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo. Encontram-se, muitas vezes, depositados sobre afloramentos com natureza geológica diferente da sua. O estudo das características litológicas destes materiais permite determinar a origem e reconhecer o sentido do movimento do glaciar, revelando a dinâmica glaciária.



Lagoa pequena
Pequena Lagoa, no inverno completamente gelada, que se encontra entre o caminho e Lagoa Comprida



Vista para as Lagoas do Covão do Curral e do Covão do Forno
Lagoa do Covão do Curral A Lagoa do Covão dos Curral faz parte do complexo de barragens da central do Sabugueiro, de produção de energia eléctrica da EDP na Serra da Estrela, juntamente com as barragens do Vale do Rossim, Covão da Penhas Douradas, Covão da Erva da Fome, Covão do Vale do Conde e Lagoacho. Esta central faz o aproveitamento da energia das águas das Ribeiras da Fervença e do Covão do Urso, e é alimentada pelas barragens de Vale do Rossim e do Lagoacho, e ainda por este açude do Covão do Curral, interligados por um túnel em carga, um canal de adução que sai da barragem do Lagoacho, uma câmara de carga e uma conduta forçada. A Central tem um único grupo, com a potência nominal de 10 MW, equipado com turbina Pelton horizontal. A produtibilidade média anual é de 28 GWh. A lagoa artificial nasceu com a construção deste açude na Ribeira da Nave Travessa Está a uma altitude de 1480m, tem cerca de 1,1 km2 e capacidade de armazenamento de 159 mil m3 de água. Lagoa do Covão do Forno Situada ao "lado" da Lagoa Comprida, ao qual está ligada por um canal, onde esta última descarrega, a Lagoa do Covão do Forno é uma lagoa artificial (foi aproveitado uma lagoa natural já existente no Covão do Forno), devido à presença de um pequeno dique.



Vista para o Covão dos Conchos
Vista para o Covão dos Conchos. Apesar de ser possível observar a Lagoa, não é possível, a partir deste local, ver o "funil".
Commenti (3)
Puoi aggiungere un commento o una recensione a questo percorso
Ho seguito questo percorso verificato Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Medio
Es fácil, si bien puede complicarse en un tramo empedrado con agua.
Ho seguito questo percorso Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Medio
Der Trail entspricht dem Weg zum Ziel. Er ist mit festem Schuhwerk gut begehbar. Wir waren zwei Erwachsene und ein 2 jähriges Kind. Das Kind saß in einer Kraxe auf dem Rücken seines Vaters. Selbst laufen wäre nicht auf der gesamten Strecke möglich gewesen. Zum einen wegen der Länge und zum anderen weil Teile des Weges mit Geröll zugeschüttet waren. Da muss man dann sehr vorsichtig laufen und ein Kind auf dem Arm wäre auch hinderlich für das Gleichgewicht. So war es aber relativ einfach.
Weiterhin ist guter Sonnenschutz (am besten lange luftige Kleidung und ein großer Hut) und Wasser wichtig, denn es gibt keinerlei Schatten.
Wir haben mit Kind auf dem Rücken 1 Stunde und 20 Minuten hin (ohne Pause) und 1 Stunde zurück gebraucht.
Was in der Trailbeschreibung noch fehlt ist das letzte Stück um den See rum, damit man das Loch sieht. Das ist nämlich nur von einer Stelle sichtbar. Hier in der Beschreibung endet der Weg aber zu schnell.
Ho seguito questo percorso Mostra di più
Informazioni
Facile da seguire
Paesaggio
Facile
Intuitivo a paisagem vale bem a pena.