Tempo in movimento  3 ore 30 minuti

Tempo  6 ore 4 minuti

Coordinate 2873

Caricato 22 aprile 2018

Recorded aprile 2018

-
-
380 m
72 m
0
4,5
8,9
17,87 km

Visto 231 volte, scaricato 10 volte

vicino Ribeira de Fráguas, Aveiro (Portugal)

PR2 - Trilho dos Três Rios, no município de Albergaria a Velha.
Percorrendo o arvoredo fechado e verde, entre pequenas cascatas e açudes das margens do Rio Fílveda, Rio Caima e Rio Pequeno.
Tomamos a iniciativa de Iniciar o percurso junto à Igreja de Saõ Tiago, freguesia da Ribeira de Fráguas, por facilidade para com o estacionamento, apesar do início oficial seja no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque.
Alguns, menos aptos, (uns cinco) aproveitaram para assistir à missa local e dar um volta pelo lugar. Os outros seguiram em direcção ao Parque de Merendas, passando pelos três moinhos de água: Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira.
Continuamos depois pela subida do rio Fílveda, podendo-se observar paisagens deslumbrantes, rasgadas por imensas cascatas e açudes.
Mais à frente o Cabouco, antiga mina movida pela água do Açude dos Ingleses. Uma roda fazia movimentar o elevador do poço das Minas do Coval da Mó, testemunho arqueológico da indústria mineira local.
Oportunidade de passar pelos campos agrícolas. O percurso continua em direcção ao lugar de Telhadela, seguindo até às ruínas do Lagar do Azeite, junto à ribeira da Felgueira. Passando a Ponte do Barro Negro (ponte de arco quebrado) e o Moinho do Souto ainda em funcionamento. e ainda outros moinhos desactivados, próximos do complexo das Minas do Palhal, na margem do rio Caima.
Apressamos-nos em direcção à Ponte do Palhal, construída em 1776, ligando as freguesias da Branca à Ribeira de Fráguas, onde do alto se contempla todo o vale.
Aqui, já se avistando a Igreja e o autocarro, descemos até à Ribeira de Fráguas, dando por finalizado o Percurso.

Commenti

    You can or this trail