Tempo  4 giorni 2 ore 34 minuti

Coordinate 7222

Caricato 21 febbraio 2017

Recorded gennaio 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1.423 m
416 m
0
17
34
68,17 km

Visto 4322 volte, scaricato 279 volte

vicino Caeté Açu, Bahia (Brazil)

1º dia: Percurso iniciado no Bairro do Bomba, acampamento na Igrejinha + trilha para Cachoeira dos Funis.
2º dia: Morro do castelo e acampamento no Sr. Wilson
3º dia - Percurso até Prefeitura para deixar mochilas e aproveitar a Cachoeira do Calixto, terminando o dia no Seu Eduardo.
4º dia - Ataque ao Cachoeirão e percurso até Andaraí, terminando no Camping Diamantino.
Classifico esta como fácil devido a facilidade de navegação e boa parte exigir pouco preparo físico. (Se você não for sedentário é fácil. Se for sedentário considere como moderado/difícil).

View more external

A trilha para o Cachoeirão, segue na mesma margem do rio que a casa, mas nas imagens via satélite, batem do outro lado

38 commenti

  • Foto di brpino

    brpino 2-mag-2017

    Boa noite amigo. Quero fazer essa travessia mas não queria gastar dinheiro para dormir. Na sua opinião é de boa acampar no mato? Acha que consigo uma carona de Andaraí para voltar para Palmeiras depois? Obrigado!

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 3-mag-2017

    Fala cara tudo bem?
    Não recomendo acampar fora das casas dos nativos por alguns motivos:
    - Quem vive no vale do Pati, vive do turismo, pois desde que o local foi estabelecido como Parque, eles não podem mais produzir lavouras ou criar gado para ter seu sustento.
    - O custo para acampar nos nativos, não ultrapassa os R$ 20/ pessoa;
    - Acampar fora dos locais permitidos não irá acarretar em multas, porém como há um grande histórico de pessoas que fazem isso de forma irregular e largam lixos, papel higiênico/ fezes próximos aos cursos de água, os moradores e guias locais costumam repreender as pessoas que fazem acampamento irregular (afinal, não saberão quem acampa de forma a causar menos impacto e quem deixa lixo).
    - É uma unidade de conservação e mesmo não tendo toda a estrutura de um Parque Nacional, vale a pena respeitar certas regras ;)


    Sobre carona em Andaraí, acho pouco provável.
    A cidade é minuscula e possuem vários moto táxis.
    Compensa mais pegar um ônibus na Rodoviária até Tanquinho (R$ +/- R$ 20) de Tanquinho para Lençóis são poucos quilômetros e existem carros que fazem o frete, pelo valor de R$ 10.

    Grande abraço!

  • Foto di brpino

    brpino 3-mag-2017

    Show de bola! Obrigado pelas dicas!
    Vi em outras trilhas que era cerca de 90 reais o camping com café da manhã, almoço e janta. Como vai minha companheira e eu, 180,00 reais por dia, pra gente é um valor muito alto, 40,00 já fica mais acessível.
    Obrigado. Abraços!

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 3-mag-2017

    Na verdade esse valor alto é para o caso de você optar por pensão completa. E são R$110 e não R$ 90.
    Nesse custo envolve também dormitório além das refeições.
    Se você costuma carregar a própria comida, como nós fazemos, vai sair mais em conta.
    Segue uma imagem dos custos nos campings: https://www.flickr.com/photos/exploradoressp/32765077925/in/album-72157678270340221/

  • Foto di brpino

    brpino 3-mag-2017

    A regra é clara! 110! Rs
    Obrigado.
    E água, como vcs fizeram?

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 3-mag-2017

    Tem bastante água pelo caminho :)
    Mesmo a gente enfrentado um atraso do período de chuvas, não faltou água para beber.
    O trecho mais crítico sobre água, pegamos na travessia de Lençóis para Vale do Capão.
    Muitas cachoeiras estavam literalmente secas, rios secos e com águas empoçadas .. mas mesmo assim, ainda foi possível pegar água em pontos de água corrente ou que gotejavam..
    Por precaução, leve um clorim / hidrosteril.
    Não chegamos a utilizar, mas caso seja necessário, é bom ter em mãos.
    Quando estiver por Andaraí, tem um camping bem baratinho, que inclusive demarquei no tracklog.
    No vídeo tem algumas imagens dele tbm, é o Camping Diamantino.
    Tem boa estrutura, cozinha, chuveiros e banheiros.
    O dono do camping costuma plantar uma árvore com cada visitante que passa por lá.
    vale a pena!
    Custa apenas R$ 20 tb, inclusive pode usar geladeira e fogão a gás deles sem preço adicional ;)
    Estando por lá, vale a pena dar um pulo tbm no Poço Azul.
    É uma atração mais turística, ms não chega a ter um preço abusivo. Não lembro exatamente quanto paguei, mas não foi mais que R$ 30.
    Fomos de moto táxi para lá, que ficava mais barato tbm - R$ 40 / pessoa (mas dá pra negociar).
    Caso queiram fazer o roteiro mais turístico da chapada depois, assim como fizemos (Cachoeira do Diabo, Caverna Torrinha, Balneário Pratinha e Morro do Pai Inácio), em Tanquinho, geralmente quem faz o frete para Lençóis, também pode levar vocês para esses passeios.
    Quando fizemos, pagamos R$ 80/casal pelo dia de passeio.
    Todos esses lugares que citei, cobram uma taxa de visitação, exceto pela Cachoeira do Diabo.
    Caverna Torrinha tem preços pra diferentes roteiros, que se dividem em 3 opções. (https://www.facebook.com/CavernadaTorrinha/)
    Balneário da Pratinha, vale a pena fazer a flutuação pela caverna (paga estacionamento e atração. No caso da flutuação, não me recordo, mas acho que eram R$ 25/ pessoa - aceitam débito e crédito).
    Morro do pai Inácio é administrado pelo ICMBio e tem custo de R$ 6/ pessoa. Vale a pena ir para ver o pôr do sol
    Qualquer dúvida, manda aí :)
    Abraços

  • Foto di brpino

    brpino 6-mag-2017

    Legal. Obrigado!
    Acha que é tranquilo fazer a trilha invertida? Saindo de Andaraí e acabando no Capão?
    Ficando nos campings eu consigo água?
    Obrigado por tudo!

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 6-mag-2017

    Acho q tranquilo.
    Pelo menos vc vai descer a ladeira do Império, que pra subir parecia sem fim rs.
    Pra sair do Pati pro Capão, vc tem a opção de subir a rampa e ir pela crista ou pela trilha da Cachoeira do Calixto.

  • Foto di brpino

    brpino 21-mag-2017

    I have followed this trail  View more

    Uma das melhores trilhas que já fiz na vida.
    A dificuldade vai depender do peso da sua mochila. Vc pode pagar caro e comprar tudo por lá indo leve e rápido. Ou ir bem roots com comida, barraca, etc. Depende do seu espírito.

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 22-mag-2017

    Show! Deu tudo certo lá então?
    Saiu por Andaraí tbm?

  • Foto di brpino

    brpino 22-mag-2017

    Quase td certo. Pegamos muita chuva que atrapalhou e bos atrasou. Não conseguimos visitar tudo, por isso vamos voltar um dia. Saímos por Andaraí. Muito obrigado.

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 22-mag-2017

    Show de bola!
    Precisando de algo, só falar!
    Abraços!

  • Apgaua Sousa 10-lug-2017

    Essa trilha compensa fazer começando por Capão ou Andaraí?
    Pretendo seguir mais ou menos este tracklog, porém para diminuir a complexidade pretendo ficar na casa dos locais em vez de carregar barraca. Uma dúvida é, é necessário levar tudo para alimentação/bebida ou vendem algo nas casas?

  • Foto di brpino

    brpino 10-lug-2017

    Apgaua, o começo e o fim vai interferir apenas de onde vc está indo e pra onde está indo. Em Andaraí vc tem rodoviaria pra se mandar pra algum lugar, no capão vai ter que pegar carona ou onibus. Eu acho que terminar no capão e ficar lá uns dias aproveitando vale a pena.
    Dá pra vc dormir e comer no moradores. Uma diária complenta gira entorno de 110 reais. Boa caminhada!

  • Apgaua Sousa 10-lug-2017

    Minha rota seria basicamente de Salvador para Capão ou Andaraí,e ao final da trilha partir de volta a Salvador.
    Minha duvida seria basicamente sobre o preparo. É possivel então deixar barraca e fogareiro para sobreviver com base nas casas dos moradores..?
    Pensei em levar a barraca por emergencia, porem teria que levar também comida e fogareiro. Seria um peso consideravel para o tamanho da trilha.

  • Foto di brpino

    brpino 10-lug-2017

    Então, a locomoção pra chegar até o Capão que é um pouco complicado. Você vai ter que ir de ônibus até entrada de Palmeiras-BA e seguir os 9 km até a cidade a pé ou de carona. De lá pegar kombi (R$ 15,00) ou carona até o capão. Estuda bem os ônibus para Palmeiras. Eu fiz 4 dias com toda a comida, barraca e saco de dormir. Não sou 100% sedentário mas longe de ser atleta tb. Conseguimos fazer, o primeiro dia, mochila desregulada atrapalhou, mas depois arrumamos e acostumamos com o peso, mas foi pesado. O Capão até a entrada da trilha são 6 km que eu fiz a pé pois me recusei a pagar 20,00 do moto taxi.
    Se você está disposto a pagar com o custo local, tipo um pão com ovo a 6,00... vai sem barraca. Leva só uma mochila de ataque com água e algum cereal ou chocolate! :)

  • Foto di brpino

    brpino 10-lug-2017

    Ahn... Leva muito dinheiro trocado, pois a galerinha de lá é muito simples e costuma não ter troco, pq geralmente a galera vai com agencia ou guia e parece que depositam dinheiro na conta dos moradores. Troco pode ser uma coisa difícil.

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 10-lug-2017

    Olá Apgaua Sousa!
    Como o Brpino disse, é possível pagar pensão completa nos moradores pelo preço de R$ 110.
    Esse valor inclui dormitório e refeições.
    É muito comum grupos guiados no local seguirem desta forma.
    Vale a pena também você levar algumas guloseimas para comer durante as trilhas, como barras de cereal, chocolates como o charge ou snickers que ajudam a subir os graus de açúcar e dar uma energia adicional, algumas pessoas costumam carregar atuns enlatados para ingerir proteínas durante as caminhadas tbm.
    Na casa de Agnaldo, é possível comprar pães por R$ 1 cada, mas precisa ser encomendado na noite do pernoite.
    Na Igrejinha é o lugar com maior estrutura no Pati.
    E saindo pelo Capão, realmente é uma boa pedida para que você possa aproveitar um pouco do local, tem trilhas curtas e cachoeiras.
    Além do lance de carona ou ônibus, no Capão você tem serviço de Moto Táxi e free de carro tbm, então é possível rachar custos de carro com alguém que também esteja indo para Lençóis por exemplo.
    Estando em Lençóis, tbm existem algumas atrações por perto e de fácil acesso a pé, como Tobogã do Ribeirão do meio ou Cachoeira do Serrano.
    Estando em Lençóis fica fácil você voltar para Salvador por exemplo.
    Dá uma olhada no blog, que postei muito sobre a logística que usei desde São Paulo (http://www.exploradores.com.br/chapada-diamantina-travessia-lencois-ao-vale-capao-via-serra-macaco/).
    A diferença é que segui de Lençóis para o Capão por trilha, e do Capão fizemos o Pati para Andaraí e depois retornamos à Lençóis.
    Existe tbm a rota turística nas proximidades de Lençóis que vale a pena conhecer.
    Ainda estou escrevendo sobre essas, mas segue a lista que vale a pena reservar 1 dia para aproveitar:
    Poço do Pato e Poço do Diabo, Gruta da Torrinha, Balneário da Pratinha e Morro do Pai Inácio.

  • Apgaua Sousa 11-lug-2017

    Nestetracklog, foi marcado ponto de acampamento na Igrejinha.
    Lá perto existe hospedagem?
    E quanto à chegada ao Capão, é mais jogo ir para Palmeiras e depois Capão ou ir pra Lençóis e ir pra Capão?
    Estive pesquisando pousadas em Palmeiras para passar a noite, uma vez que chego em Salvador só por volta de meio dia.

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 11-lug-2017

    Apgaua dá uma lida no blog cara, tá tudo bem explicado e mastigado http://www.exploradores.com.br/chapada-diamantina-vale-do-pati-x-andarai-em-4-dias/ ;)
    A Igrejinha é o principal ponto de chegada no Pati, pois geralmente as pessoas fazem sentido Andaraí.
    Alguns começam do Capão e outros de Guiné.
    Assim como na casa dos outros nativos, a Igrejinha tbm tem dormitórios.
    Se vc for começar em Andaraí, você pode pegar a trilha que leva até o Capão.
    Esse tracklog começa do bairro do Bomba no Capão ;)

  • Foto di Luciano Mamede

    Luciano Mamede 15-gen-2018

    Vale do Pati em 4 dias, saindo do Bomba até Andaraí, caminhada moderada para quem tem certa experiência.

  • Foto di Luciano Mamede

    Luciano Mamede 15-gen-2018

    Vale do Pati em 4 dias, saindo do Bomba até Andaraí, caminhada moderada para quem tem certa experiência.

  • Foto di Luciano Mamede

    Luciano Mamede 16-gen-2018

    I have followed this trail  verificato  View more

    Vale do Pati em 4 dias, saindo do Bomba até Andaraí, caminhada moderada para quem tem certa experiência.

  • teokaithe 1-feb-2018

    Estou querendo fazer essa travessia. Alguém saberia me dizer os km percorridos ao dia?

  • Foto di caiquefiel13

    caiquefiel13 21-apr-2018

    Depende do trecho. Mas em média uns 18km. Aumentando mais uns 4km nos dias de partida e chegada.

  • Foto di Jacksonbene7094

    Jacksonbene7094 9-dic-2018

    Boa noite, muito boa a tua trilha e teu site também. Para atravessar a gruta do Morro do Castelo tem alguma dificuldade? Tem como se perder dentro da gruta ou ou caminho é um só?

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 10-dic-2018

    Fala Jackson! Tudo bem?

    Obrigado pelo elogio e pelo seu comentário :)
    Eu havia lhe respondido no site e por e-mail, mas tbm respondo aqui, pois pode ser a dúvida de outros.
    Não há dificuldades pela gruta, é basicamente um túnel até o outro lado quase em linha reta e é importante o uso de lanternas.

    Abração!

  • Catarina Dalvi Boina 8-gen-2019

    Há dois dias finalizei essa travessia seguindo seu roteiro. Vim agradecer e desejar boas trilhas. Abração!

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 8-gen-2019

    Show!
    Por nada!
    Espero que tenha curtido :)

    Abração!

  • Foto di R. Bernardo

    R. Bernardo 27-gen-2019

    Amigo, qual a logística para sair de Andaraí, para ir a Salvador por exemplo? Sabe dizer se tem ônibus direto ou deve ir para Lençóis?

  • Apgaua Sousa 27-gen-2019

    Tem onibus direto para Salvador. Mas o ultimo sai 20h se não me engano.
    Isso que me informaram na rodoviaria que ele vem de outra cidade e sempre atrasa.

  • Foto di stella.cristina.silva

    stella.cristina.silva 30-gen-2019

    Olá! Saberia dizer se existe alguma função específica para usar o app durante a rota? Eu li que a galera baixa no gps portátil e vai se guiando por ele, mas não sei se ao utilizar o app do celular, muda alguma coisa. Saberia esclarecer esse lance? Obrigada.

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 7-feb-2019

    Oi Stella! Basicamente é só clicar na rota e selecionar pra seguir.
    Tbm é possível baixar o arquivo para o celular e utilizar para navegar off

  • gogolatm 20-mag-2019

    oi! Se eu baixar o tracklog ele ja vem com os pontos que vc descreveu? vai mostrar no meu GPS? quando abro pelo basecamp ele não mostra. Pode me dar uma ajuda nisso por favor?

    Muito obrigado

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 20-mag-2019

    Oi! Tudo bem?
    É possível sim!
    Talvez você não tenha marcado a opção "Incluir locais mostrados no mapa..." antes de baixar.

    Faça de novo ;)

  • gogolatm 20-mag-2019

    agora deu certo... muito obrigado! uma outra pergunta... eu consigo pedir pro gps navegar pra um ponto desses sem ter que pedir pra seguir o track todo? como se eu deixasse os pontos desse track que eu baixei salvos no mapa base do tracksource.

  • Foto di exploradoressp

    exploradoressp 20-mag-2019

    Sem ter o tracklog não sei é possível..
    Geralmente o que eu faço, é trabalhar o percurso que pretendo fazer no basecamp e carrego para o GPS depois.

  • gogolatm 23-mag-2019

    boa! mto obrigado!

You can or this trail