Tempo in movimento  10 ore 33 minuti

• Paesaggio

7,4

Visualizzato 663 volte, scaricato 47 volte

vicino a União, Rio de Janeiro (Brazil)

TRAVESSIA RANCHO CAÍDO + CACHOEIRAS DE MAROMBA

São 27 km que cruzam o Parque por seu centro, seu nome vem de um antigo curral da época em que animais pastoreavam o Parque vindos de baixo.
Iniciando pelo Abrigo Rebouças sentido Agulhas Negras, avista bem longe o Morro do Couto e o Maciço das Prateleiras, passa nas proximidades da Pedra do Altar avistando o pico das Agulhas Negras, Asa de Hermes e a Pedra do Sino, chega na Cachoeira do Aiuruoca, contorna o Ovos da Galinha e atravessa o Vale dos Dinossauros, descendo pela rampa do Mata Cavalos ingressando na mata das encostas de Visconde de Mauá até o Vale das Cruzes.
Passando perto do Pico do Maromba (2.600m) e encerrando na Cachoeiras dos Macacos e do Escorrega

Travessia realizada em 2 dias, requer agendamento prévio no site do PNI.

1º Dia
Chegada ao posto do Marcão (portaria do Parque Nacional Itatiaia), portaria abre as 07:00hs, mas é bom chegar cedo.
A caminhada é tranquila, todo parque recebe manutenção, por isso as trilhas são apenas caminhos rústicos com poucos obstáculos, não é obrigatório subir os Picos, porem vale muito conhecer pelo visual do parque, principalmente a Pedra do Altar que fica bem no meio do parque, após a pedra do Altar você segue para a Cachoeira do Aiuruoca (dizem ser a cachoeira mais alta do Brasil por estar na cota 2.400).
Após de banhar na cacheira, ira seguir em direção a pedra do Sino (se não me falha a memorai o 9º Pico Mais alto do Brasil e o 2º Mais alto do Itatiaia), passara perto dos Ovos de Galinha com seu visual pré-histórico incrível e só depois ira alcançar o Sino.
Apos contemplar o visual do Sino, basta seguir a trilha direto para o acampamento no rancho Caído (obs, não cabem muitas barracas, por isso agende com sabedoria).
Proximo do Camping corre um riacho, provavelmente tem agua la o ano todo (pro-va-vel-men-te).
Obs. resolvemos passar na Asa de Hermes (pra que? Não sei), não façam igual, não achamos o caminho que sobe na cume kkkk

2º Dia.
Segundo dia mais leve, com menos exposição e muita decida (só alegria, meno pro joelho).
Saímos da parte montanhosa do parque e entramos na floresta de mata atlântica, da qual estou mais habituado, com agua em abundancia é possível andar bem mais leve (já que todo peso de comida foi consumido no dia e noite anterior, me programei pra descer bem leve, fica dica).
Enfim Maromba, (exatamente Santhome das Letras no RJ), lugar bacana, infelizmente tudo caro (80 conto um filé de frango pra 2 pessoas, negociamos um combinado para 4 pessoas por 90 reais, combinado que miseravelmente servia 2 pessoas... horrível, não caiam nessa, não tem essa de "ai tem que valorizar a economia local", f0d@-se a encomia local de hippies mercenários).
Ja em maromba finalizando as trilhas voce pode passar em 3 Cachoeiras:
1º Cachoeira do Macaco (legalzinha)
2º Cachoeira do Escorrega (muito bacana
3º Cacheira veu de noiva (não fomos pq esquecemos rs)

Enfim, fim
GRATIDÃO

Dificuldade:
Física: Difícil
Técnica: Médio
Orientação: Moderado (depende do clima)
Exposição: Total

Recomendo:
Mãos livres sempre
Bastões de Caminhada "ain mais é nutella", então morra.
2 Litros d'água
Boa alimentação energética pra caminhada, muita bananinha e rapadurinha.
Boa alimentação para a noite
Boné / chapéu pro sol
protetor solar (exposição é TOTAL)
Roupa de banho

Esquerda

Vista para Asa de Hermes

Asa de Hermes

Achei que dava mas n deu rs

Esquerda

Neste dia tentamos atacar a Asa de Hermes, sem planejamento rs Só conseguimos chegar na base. Siga a esquerda para continuar a travessia sem passar na Asa de Hermes

Ataque Altar

Rio Aiuruoca

Esquerda Cachoeira

Cachoeira Aiuruoca

Cachoeira mais alta do brasil (sera?)

Vetta

Cume Pedra do Sino

Fontana

Atenção! Não se sabe se essa agua ocorre o ano todo!
Campeggio

Rancho Caido

Camping Rancho Caido

H2O

Atenção! Não se sabe se essa agua ocorre o ano todo!