Coordinate 778

Uploaded 3 marzo 2019

Recorded febbraio 2015

-
-
4.178 m
3.147 m
0
2,0
4,0
8,01 km

Visto 118 volte, scaricato 14 volte

vicino Tizi Oussem, Marrakesh-Safi (Morocco)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

JBEL TOUBKAL (4167m)
A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2 400 km através de Marrocos, Argélia e Tunísia. A montanha mais alta é o Jbel Toubkal, com 4 167 m, localizado no sul de Marrocos. As montanhas do Atlas separam as terras costeiras do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara.

O Alto Atlas é uma subcordilheira que forma parte do Atlas marroquino. Conta com as maiores altitudes de todo o Norte de África, com a máxima cota no monte Jbel Toubkal (4167m). O propósito desta expedição foi conhecer parte desta cordilheira e fazer a ascensão a quatro cumes acima dos quatro mil, não só ao seu cume mais emblemático o Toubkal (4167m), mas também ao Timzguida (4089m), Ras (4083m) e Akioud (4030m).



DESCRIÇÃO DA TRILHA
Terceiro dia da Expedição Invernal Alto Atlas dedicado à ascensão do emblemático cume Jbel Toubkal (4167m). Após o pequeno almoço e devidamente equipados com os crampons começamos a atividade. Saímos ainda o dia não tinha nascido, iluminados pelo frontal, seguimos a via normal, onde a poucos metros do refugio viramos à esquerda, passamos por uma pequena cascata e subimos uma ligeira zona de pedra que culmina na base do longo Canal Ikhibi Sul.

A partir daqui, começamos com os zigue-zagues para vencer a forte pendente, fomos rodeando algumas rochas, até que a pendente fica mais moderada e aproveitamos para fazer uma breve pausa. Entretanto a luz do dia já aparecia, continuamos com os zig-zags, passamos por Imlil Point ou Gui Imlil em direção ao Collado Tizi N`Toubkal.

Em Tizi N`Toubkal, que divide o Toubkal Oeste do Jbel Toubkal, as panorâmicas são magnificas sobre grande parte da cordilheira. Aproveitamos o local para fazer uma pausa para recuperar forças e contemplar as magnificas vistas.

Continuando pela esquerda, seguimos entre rocha e neve, novamente em zigue-zague para vencer os últimos metros de desnível, agora acima dos 4000 metros, o que se nota nas lentas passadas, até ao cume. A pala final é uma zona ampla onde se avista a caraterística estrutura piramidal do Jbel Toubkal (4167m), o cume mais alto do Atlas de Marrocos e do Norte da África.

Chegamos ao cume do Toubkal! Estamos a 4167 metros de altitude! Várias fotos para mais tarde recordar… Aproveitamos as excelentes condições do dia para uma longa pausa no cume, comemos, confraternizamos e apreciamos as magnificas panorâmicas.



O regresso faz-se pelo sentido inverso.

FICHA TÉCNICA
Dia: 24 de fevereiro 2019
Percurso: Refuge du Toubkal Les Mouflons (3200m) – Canal Ikhibi Sul – Tizi N`Toubkal (3900m) – Jbel Toubkal (4167m) – Canal Ikhibi Sul – Refuge du Toubkal Les Mouflons (3200m)
Distancia: 8,2 km
Duração: 6h10min
Tempo em movimento: 3h12min
Tempo parado: 2h58min
Movimento médio: 2,43kms/h
Acumulado positivo: 1049m
Acumulado negativo: 1042m

TODAS AS TRILHAS DA EXPEDIÇÃO INVERNAL ALTO ATLAS
IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS
TIMZGUIDA (4089M) E RAS OUANOUKRIM (4083M)
JBEL TOUBKAL (4167m) POR VIA NORMAL
JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE
AKIOUD (4030m) POR VIA NORMAL
REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS - IMLIL



Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

2 commenti

  • Foto di João Marques Fernandes (CSM)

    João Marques Fernandes (CSM) 18-mar-2019

    Grande aventura! Estão todos de parabéns. Foi o que se pode chamar de "um pleno"! E imagino que, com o teu filho a acompanhar-te, teve um sentido especial. Um grande abraço : )

  • Foto di Caminhantes

    Caminhantes 18-mar-2019

    Obrigado João, pelo comentário.
    Foi muito bom fazer os quatro cumes.
    Abraço

You can or this trail